Comecei a mergulhar, os primeiros mergulhos foram ótimos, superei a apreensão inicial e estou gostando deste hobby, de estar em contato com a natureza e da galera que vai nas viagens que tem um astral ótimo.
Meu instrutor durante o curso comentou diversas vezes sobre outros cursos que podemos fazer, mas fiquei na dúvida sobre como prosseguir, afinal sinto que tenho mais coisas a aprender, então surge a dúvida, qual a melhor opção?
Nas últimas duas matérias você leu um pouco sobre como se desenvolveu o ensino do mergulho, sobre os cursos de educação continuada, especialidades, técnico e de caverna.
Nesta terceira e última parte, você irá ler sobre as certificações em nível de reconhecimento e sobre os cursos profissionalizantes do mergulho recreacional.
Níveis de Reconhecimento
Conforme o mergulhador ganha experiência mergulhado e com cursos adicionais as certificadoras de mergulho criaram Certificações ou Badges que marcam estas conquistas. Afinal quem não gosta de ser reconhecido pelo esforço e dedicação, não é mesmo?
Cada empresa tem seu um critério para definir quando é dado este reconhecimento, por exemplo, na SSI você pode ser reconhecido ao:
ao completar 12 mergulhos e se formar em dois cursos de especialidade. Specialty Diver
ao completar 24 mergulhos e se formar em quatro cursos de especialidades. Advanced Open Water Diver
ao completar 50 mergulhos, se formar em quatro cursos de especialidades e ser também um Mergulhador de Resgate . Master Diver
ao completar 100 mergulhos registrados - Century 100 Diver
ao completar 200 mergulhos registrados - Bronze 200 Diver
ao completar 300 mergulhos registrados - Silver 300 Diver
ao completar 500 mergulhos registrados - Gold 500 Diver
ao completar 1.000 mergulhos registrados - Platinum 1000 Diver
Além do reconhecimento ao mergulhador essa também é uma ferramenta que ajuda o mergulhador a permanecer ativo no mergulho e mesmo um objetivo palpável e alcançável num período relativamente curto de tempo.
Cursos de Formação Profissional
Parece um sonho trabalhar com o que os outros se divertem ou então com algo que é a nossa paixão, não é mesmo?
Se tornar um profissional do mergulho em tempo integral ou nas horas vagas permite que realizemos esta meta.
Você pode começar a pensar em se tornar um profissional do mergulho, já durante seu curso inicial, ao observar o profissionalismo, dinamismo e estilo de vida dos profissionais que lhe ajudaram durante seu curso.
Eu me lembro de quando comecei a pensar seriamente sobre me tornar um profissional, um dos pensamentos que mais me vinha a cabeça era como deve ser bacana viajar para lugares exóticos, que a maior parte das pessoas somente sonha, para trabalhar e ainda ganhar um dinheiro com isso.
Após mais de 10 anos trabalhando com mergulho, posso dizer que com dedicação e paixão isso não só é possível como é uma das coisas mais gratificantes que podemos fazer. E diferente do que imaginava no começo, após esse tempo trabalhando no ramo a verdadeira e maior satisfação vem de fazer a diferença na vida das pessoas. Ao trabalhar com mergulho temos a oportunidade de ajudar pessoas a realizarem sonhos e mudar suas histórias.
Via de regra os cursos profissionalizantes são assim divididos
Instrutor de Especialidades
Assistente de Formação de Instrutores
Formador de Instrutores
Assim como nos cursos recreacionais cada empresa tem sua nomenclatura própria para cada um desses níveis, mas no final do dia, é a mesma coisa.
O curso de Divemaster o habilita a auxiliar um instrutor durante cursos tanto na piscina quanto no mar, pode desenvolver alguns programas de treinamento, atuar como guia de mergulho, etc, Quando auxilia em cursos o DM, como também é chamado, se encarrega da logística do mergulho e sala, do controle dos alunos, da segurança deles quando o instrutor está focado no desenvolvimento de alguma habilidade com algum aluno específico é portanto um segundo par de olhos e mãos para o instrutor e membro fundamental de toda equipe.
Já os Assistentes de Instrutor e Instrutores são muito mais focados na didática do um curso, em como resolver questões ligadas ao desenvolvimento e dificuldades específicas dos alunos. Atuam também em situações fora do contexto de aulas nas mesmas funções que Divemaster.
Os Instrutores de mergulho ao se formarem podem já de inicio trabalhar em uma gama bastante ampla de cursos, como nas formações iniciais de mergulhador, programas de mergulho avançado, de resgate, de Divemaster e até mesmo de algumas especialidades como flutuabilidade e de ecologia marinha.
Da mesma forma que os mergulhadores de especializam em áreas que tem interesse os Instrutores também acabam por perseguir formação adicional que lhes permitem ministrar outros cursos, assim acabam por ampliar suas áreas de atuação bem além do escopo inicial. Dependendo de quantas especialidades adicionais eles podem ministrar acabam por receber um nível adicional de formação como Instrutor de Especialidade, Instrutor Avançado ou Master Scuba Dive Trainer, dependendo da certificadora em que atuam.
Já aqueles instrutores que gostam de atuar na formação de outros instrutores, em ensinar a ensinar por assim dizer, podem após um certo número mínimo de mergulhadores formados, participar de um curso de formador de instrutores e começar a atuar na formação das novas gerações de Instrutores. Geralmente os formadores de instrutores se dividem em dois ou mais níveis de formação iniciando como Assistentes de Formação de Instrutores podendo avançar para Formadores de Instrutores. A principal diferença entre os dois níveis, além claro da experiência atuando em cursos de formação de instrutores, é que o Formador de Instrutor podem se responsabilizar pela curso de desenvolvimento de instrutores ao passo que o Assistentes sempre trabalham sob supervisão direta e/ou indireta de um Formador de Instrutor.
Sobre o Autor Carlos Momoli
Engenheiro de Formação e Mergulhador desde 1998.
Mergulhador Recreacional, Técnico e de Caverna.
Trabalha com mergulho desde 2009.
Comments